domingo, 9 de agosto de 2009

O que é WEP e WPA?

Wired Equivalent Privacy (WEP) - Uma chave WEP (ou chave de rede) é uma senha compartilhada utilizada para criptografar e descriptografar comunicações de dados sem fios que só podem ser lidas por outros computadores que tenham a mesma chave.

A chave WEP é armazenada em cada computador da rede, de modo que os dados possam ser criptografados e descriptografados à medida que são transmitidos por ondas de rádio na rede sem fios.

É um esquema de criptografia estática do padrão IEEE 802.11 que fornece controle básico de acesso e privacidade de dados na rede sem fio. Os modos de criptografia podem ser de 64 bits (5 caracteres alfabéticos ou 10 números hexadecimais) ou de 128 bits (13 caracteres alfabéticos ou 26 números hexadecimais).


Wi-Fi protected access (WPA) - O método WPA oferece um maior nível de proteção de dados e controle de acesso para uma rede local sem fios. Para melhorar a criptografia de dados, o método WPA utiliza uma chave mestra compartilhada.

Dentro de uma rede corporativa, essa chave pode ser uma chave dinâmica atribuída por um servidor de autenticação para oferecer controle de acesso e gestão centralizados.

Num ambiente doméstico ou de empresas pequenas, o WPA é executado de um modo doméstico especial chamado Pre-Shared Key (Chave pré-compartilhada) (PSK) que utiliza chaves ou senhas inseridas manualmente pelo utilizador para fornecer a segurança.

BF

0 comentários: