quarta-feira, 23 de abril de 2008

Como montares o teu pc em poucos passos

Passo 1 - Planeamento

Em primeiro lugar e antes de começarem a comprar peças ao desbarato deverão colocar a vocês mesmos uma série de questões:
  • Qual vai ser a função da minha máquina?
  • Quero aproveitar alguma coisa da máquina que já possuo, ou vou criar uma de raiz?
  • Quantos euros posso eu gastar no computador?


Bom, penso que todos entendem a razão pela qual devem colocar estas questões a vocês mesmos… Equipar uma máquina para “surfar” na Internet e escrevinhar umas coisitas será muito diferente (e muito mais barata) que montar um computador para um “harcore gamer”.
Passo 2 – Compatibilidades

É extremamente importante, ao comprarmos as peças para montar uma máquina, termos a certeza que os componentes são, não só compatíveis entre si, como assegurar-nos de que existem drives adequadas para a plataforma onde vamos trabalhar.
Passo 3 – Adquirir os componentes

Bom, decidido o que irei colocar na minha máquina nova e tendo a certeza que teoricamente tudo funcionará junto, o próximo passo será a aquisição do material.

Vou apresentar de uma forma genérica, o que necessitam para montar uma máquina.
  • Caixa Fonte Alimentação
  • Motherboard
  • Memória RAM
  • Disco Rígido
  • CPU + Cooler
  • Drive CD’s DVD’s (opcional)
  • Placa Gráfica (opcional)
  • Placa de Som Rede … PCI (opcional)
  • Parafusos
  • Pulseira Anti-Estática
  • Chave de Estrela
  • Massa Térmica

Passo 4 – Montagem (Motherboard)

Já com as componentes todas em nosso poder, avançamos então com a montagem.

ATENÇÃO – ao mexer em componentes electrónicas, tenham o cuidado de utilizar uma pulseira anti-estática, ou no mínimo tenham o cuidado de se desmagnetizarem antes de procederem à montagem do que quer que seja!

Todos os componentes de que iremos necessitar (para além de uma caixa e da fonte, claro). Aconselho a seguirem a normativa ATX (medidas estandartizadas).

Antes de começarem tenham tudo o que necessitam à mão, montem a máquina num sítio com muita luz e onde tenham espaço de manobra. De preferência num local onde não estejam a entrar e a sair pessoas (para não se habilitarem a acidentes).
  • 4.1 Componentes à Motherboard
4.1.1. Primeiro o processador. Vão à mothreboard e no socket do CPU vão encontrar uma pecinha metálica, levantem-na.

4.1.2 Retirem cuidadosamente o CPU da caixa e alinhem-no com o socket. Se repararem o processador tem uma setinha num dos cantos inferiores a indicar a posição em que deve ser montado. Esta componente é extremamente delicada, é escusado forçar, empurrar, bater ou cuspir. Tratem o processador com amor e carinho…
Depois de alinhado, suavemente insiram-no sobre o socket. De seguida apliquem UM POUCO de pressão para os pinos encaixarem. Já com o processador montado, baixem a pecinha metálica de modo a que o processador fique fixo

4.1.3 Apliquem um pouco de massa térmica no topo do CPU (na pecinha de metal, tal como na imagem). A massa térmica ajuda o calor do processador a ser transferido para o cooler que posteriormente vão colocar por cima do processador.

4.1.4. Montagem do Cooler - Vou apresentar dois tipos de cooler’s. A minha máquina tem um processador AMD, teve de ser fixado com a ajuda de uma chave de fendas. Alinhem o cooler (estejam certos que é adequado para o vosso tipo de socket). Quando estiverem certos da sua posição, fixem-no.

4.1.5 Com o cooler montado encontrarão aí perto, na motherboard uma entrada para ligarem a alimentação.




5 - Memória RAM

5.1 Este é provavelmente o componente mais fácil de se instalar. Alinhem a memória com a ranhura e insiram-na, mais uma vez aplicando uma suave força. É impossível colocar uma memória ao contrário, por isso escusam de forçar, caso não esteja a entrar, inseri-la ao contrário deve ser uma boa ideia…

Todos os componentes mais “complicados” e delicados estão agora conectados, vamos colocar a motherboard dentro da caixa.



6 - Colocação da Motherboard na Caixa

6.1 Consoante o tipo de caixa, o sistema poderá ser um pouco diferente, mas no fundo vai dar tudo ao mesmo. Neste caso consigo retirar a base para montar a motherboard, em caixas mais “rascas” isto não é possível, abram a caixa e tombem-na.

6.2 Sinceramente não sei como se chamam os parafusos para colocar a motherboard, pode ser que alguém daqui me consiga ilucidar (em inglês chamam-lhes spacers). No entanto são deste género:

Geralmente a caixa tem imensos furos onde poderiam aparafusar a motherboard. Como é óbvio não vão utilizar todos. Verifiquem quais dos furos na caixa se alinham com os furos da board. Nesses coloquem os tais parafusos.
Estes parafusos que elevam a motherboard têm uma grande razão de ser. A motherboard não pode estar em contacto com o metal da caixa.
Alinhem e coloquem a motherboard sobre os “spacers” e aparafusem-na. De preferência, de modo a que não focalizem a pressão num ponto, vão aparafusando gradualmente e aleatoriamente os parafusos.

No final deste processo, a vossa máquina deve-se parecer com isto...



7 - Bom, agora vamos conectar o disco rígido e as drives CD / DVD

7.1 Comecem por colocar o disco rígido no local apropriado e aparafusem-no. Atenção que as drives de CD / DVD colocam-se gerlamente pela frente da máquina. No sentido contrário do disco rígido, por exemplo.

7.2 Certifiquem-se de que aparafusaram todos os componentes, mas não em demasia. Antes de colocarem as drives, configurem os jumpers. Se ligarem apenas uma drive ao cabo IDE, configurem essa drive como MASTER. Caso liguem mais que uma, configurem uma como MASTER e outra como SLAVE.


7.3 Já aparafusados, liguem os cabos IDE. Existem dois tipos de cabos IDE, os de 40 pinos (drives CDDisco Rígido) e os de 34 pinos(Drive Disquetes).
Atenção agora: geralmente as boards distinguem a ligação primária IDE à motherboard, da secundária. Geralmente a primária será a de cor diferente. No entanto lembrem-se sempre que a primeira será a que está mais perto do botão para ligar a máquina.
À ligação primária, irão conectar o cabo que vai ligar ao(s) disco(s) e à secundária as drives CD ou DVD.

7.4 Caso possuam disco(s) SATA, a ligação dos mesmos será diferente. Nestes basta conectar uma extremidade ao disco e a outra a board.


8 - Alimentação

Algumas caixas já trazem fonte de alimentação montada. Se a vossa não tiver, é óbvio que terão de adquirir uma para alimentar o vosso PC. Certifiquem-se de que tem potência suficiente para alimentar correctamente todos os componentes da vossa máquina. Perguntem aqui no fórum, se tiverem dúvidas.
Caso não traga a fonte já montada, é uma questão de a aparafusarem à traseira da caixa.

8.1 Agora é uma questão de conectar os cabos da alimentação a todos os componentes. Comecem pela motherboard. O cabo será o da imagem e vai conectar directamente à motherboard.

Hoje em dia os CPU’s já exigem alimentação própria, na imagem podem constatar a ligação principal e ao lado uma ligação para alimentar uma fan (ventoinha) e a ligação para o CPU (AUX).
8.2 Finalmente conectem o disco rígido e a drive de CD’s/DVD’s



9 - Conectar o Painel Frontal

9.1 Se repararem, a vossa caixa tem umas luzes à frente. Para funcionarem, tal como o botão de ligar e reiniciar, têm de fazer a ligação dos respectivos cabos à motherboard. As entradas estão sempre no canto inferior direito da board.
Para saberem que cabo corresponde ao quê, eu dou-vos uma ajuda:

  • SP, SPK ou SPEAK – Para o som. (tem 4 pinos)
  • RS, RE, RST ou RESET – Botão para reiniciar
  • PWR, PW, SW, PS ou Power SW – Botão para ligar
  • PW LED, PWR LED ou Power LED – Luz do pc ligado
  • HD, HDD LED – Luz de actividade do disco


Para saberem onde ligar os cabos na motherboard consultem o respectivo manual.



10 - Placa Gráfica + Slots PCI

Finalmente montem a vossa gráfica (caso tenham), no Slot AGP PCI-Ex e as vossas placas PCI (de som, rede, etc…).

Muito atenção às temperaturas, este tutorial é mesmo muito básico. Hoje em dia uma máquina nem fan's adicionais está condenada a sobre-aquecer. Considerem em colocar pelo menos mais uma na caixa e um cooler no disco rígido...
--------------------------------------------------------------------------------

E pronto, em princípio estando todos os componentes conectados. A máquina deve estar a funcionar correctamente.

Antes de a testarem coloquem a vocês mesmos as seguintes questões :
  1. Configurei bem os jumpers na motherboard (caso a vossa motherboard não suporte as alterações do processador na BIOS)?
  2. Configurei bem os jumpers nas drives?
  3. O processador, RAM e os outros componentes ficaram bem colocados? Encaixaram bem?
  4. Liguei correctamente todos os cabos (incluindo a alimentação)?
  5. Aparafusei bem todos os componentes?


BF

1 comentários:

Pixel disse...

sim, são spacers, visto que dão um espaceamento (nao sei se esta palavra existe) de 5mm entre a caixa e a MB....

good work

:D